quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O SIGNIFICA TER A MENTE DE CRISTO?

a mente de cristo



1 Coríntios 2.16 “Por que quem conheceu a mente do Senhor para que possa instrui-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”.
Quem nunca parou pra se perguntar o que significa ter a mente de Cristo ao se deparar com esse texto? Afinal, como poderia meros pecadores possuir a mente Cristo?  Qual o verdadeiro sentido desta afirmação feita pelo apostolo Paulo? Temos nós a mente de Cristo mesmo em nossa condição frágil e corruptível? Ou Paulo está usando uma linguagem não-literal para nos ensinar alguma coisa a respeito da graça, poder e sabedoria do nosso Senhor?
No contexto do versículo em pauta, Paulo inicia falando de que maneira o Senhor se revelou a nós, a forma como Deus se manifestou ao homem, pois é impossível que o homem venha conhecer a Deus por meio de sua própria Sabedoria (1Co 2.8). Portanto, Deus Ele se revelou ao homem através do seu Espírito Santo o qual nos ensina sobre Deus (Jo 14.26). Então, nós passamos a conhecer a Deus quando recebemos dEle o Espírito Santo (1Co 2.12). Ora, a percepção dos planos e mistérios de Deus não podem ser compreendidos pelo conhecimento e sabedoria humana, eis as varias tentativas fracassadas das diversas ciências que buscam entender Deus. Mas, aquelas o qual Deus deu o seu Espírito, esses compreendem tantos os mistérios de Deus como as coisas do mundo (1Co 2.9,14).
Finalmente no versículo 16 do 2 capítulo diz: “Quem conheceu a mente do Senhor pra possa instrui-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”. Até aqui acredito ter sido uma breve introdução pra contextualizar e entendermos melhor o versículo 16, especificamente a última parte que é o objeto do nosso estudo. Comecemos então por partes. Vamos compreender um pouco mais passo a passo o que significa sabedoria, mente e conhecimento para entendermos enfim o que significa ter a mente de Cristo.
Mente. No grego ‘nous, dianoia’, mente denota a faculdade da percepção intelectual, bem a capacidade de fazer julgamentos morais. Em certas ocorrências parece formar um paralelo com o termo ‘ coração’ (lev) do A.T. – Antigo Testamento. Em hebraico, a palavra ‘coração’ (lev, levav) era usado no tocante ao o órgão físico, porém frequentemente no sentido abstrato para descrever a natureza interior, a mente ou pensamentos íntimos, sentimentos ou emoções, os impulsos profundos e até mesmo a vontade.
Sabedoria. No mundo antigo, o conceito de sabedoria estava quase sempre relacionado ao campo da teoria e do debate. A bíblia, porém, coloca a sabedoria no âmbito da prática. A sabedoria, no hebraico ‘hochmah’,  reúne o conhecimento da verdade com a experiência do cotidiano. A sabedoria nos capacita a aplicar o conhecimento. Ela nos orienta.
Deus é o principal modelo desse tipo de sabedoria. O conhecimento que Deus possui dá-lhe o discernimento de tudo quanto existe e que possa vir a existir. Tendo em vista o fato de que Deus existe por si mesmo, seus conhecimentos são ilimitados (Sl 147.5). Portanto, Deus aplica com sabedoria o seu conhecimento. Deus deseja que participemos de sua sabedoria e de seu conhecimento a fim de podermos conhecer os seus planos a nosso respeito para podermos viver no centro de sua vontade (Cl 2.2-3).
O conhecimento dos cristãos a respeito das coisas divinas é mais do que um conhecimento das palavras e das ideias teológicas da Bíblia. É uma compreensão da realidade e da relevância das obras de Deus, testemunhadas pelas Escrituras. Ter a mente de Cristo,  portanto, é a capacidade que o Espírito Santo nos dar para compreender tanto as coisas de Deus, isto é, espirituais e a realidade como um todo.

Bagikan

Jangan lewatkan

O SIGNIFICA TER A MENTE DE CRISTO?
4/ 5
Oleh

Subscribe via email

Suka dengan artikel di atas? Tambahkan email Anda untuk berlangganan.