quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Introdução ao Livro de Daniel

introdução ao livro de Daniel


Iniciaremos uma sessão de Introdução aos livros Bíblicos e começaremos comentando um pouco sobre o livro do Profeta Daniel. Para facilitar a compreensão dos leitores, dividirei esse post em 6 partes: Autoria, Data, Características, Cenário Religioso, Contexto histórico e conteúdo. Sem dúvidas que ao conhecermos cada  detalhes que serão abordados nessa introdução, a leitura do livro de Daniel se tornará mais fácil de ser compreendida. O livro de Daniel também é chamado por alguns de ‘Apocalipse do Antigo Testamento’ por conter informações preciosíssimas e de importância imprescindível a cerca dos últimos dias, das coisas que estão por vim. Entender o livro de Daniel é apenas um dos passos para entender o Apocalipse de João que também abordaremos mais na frente. Desse modo importante aprendermos cada aspecto desse  livro que será tratado nessa breve  introdução. Pegue um papel e uma caneta e vamos começar!

Autoria.
Daniel era membro da família real, nascido em Jerusalém em 623 a.C. (um ano antes de Ezequiel) durante a reforma do Rei Josias, no inicio do ministério de Jeremias (627-582 a.C.). Em 603 a.C., com 20 anos foi declarado governador da província da Babilônia e chefe supremo de todos os sábios (cf. Dn 2.4). Profetizou durante 67 anos (603-536 a.C.), serviu a 5 reis babilônicos e 2 medo-persas.

Data.
Escrito cerca de 535 a.C., provavelmente trazido pra Jerusalém por um dos 3 grupos que retornaram, liderados por Zorobabel, Esdras e Neemias.

Características.
O livro de Daniel enfatiza o controle divino sobre as potencias mundiais e destina-se a animar os judeus na fé e esperança em Deus diante das perseguições de Antíoco Epifânio (Dn 8.23-25)
.
Cenário Religioso.
O cenário religioso em que Daniel e todo povo que foi levado para Babilônia se encontra é de idolatria espantosa. Existiam centenas de deuses babilônicos e em alguns momentos eles foram tentados a adorar falsos deuses e postos a prova. A religião babilônica centralizava-se em  Bel - raiz de Baal- Merodaque (cf. Jr 50.2). Merodoque era o deus supremo. Existia outros deuses regionais como: Enlil (deusa da tempestade), Shamash (deus do sol) e diversos outros.

Contexto histórico.
Os acontecimentos do livro de Daniel situa-se  no contexto do sec. VI a.C. Em 626 a.C. A Babilônia declara independência do Império Assírio, sob o reinado de Nabopolassar. Com a morte de Nabopolassar, o trono ocupado por Nabucodonosor em 605. Nabucodonosor assume o controle dos territórios perdidos pela Assíria, incluindo Judá. Os filhos de Josias que ocupavam o trono de Judá se envolveram em conspirações contra a Babilônia pois se encontrava no primeiro grupo de deportados em 605 a.C. e servia na corte.

Conteúdo.
O propósito é mostrar que Deus mantém sob seu controle o destino de todas as nações. O livro de Daniel se compõe de basicamente 3 partes: 1) Introdução a Daniel; 2) Os testes decisivos do caráter de Daniel; 3) A serie de visões de Daniel que se apresenta como livro profético básico para a compreensão de assuntos relacionados a bíblia.
O povo acreditava que o Reino de Deus seria estabelecido com o retorno a Jerusalém depois de 70 anos de exílio. Daniel mostra em suas visões diziam que ainda haveria 4 reinos antes da chegada do Reino de Deus. Enquanto isso, os Israelitas deviam se mostrar fieis no mundo dos gentis sob circunstâncias cada vez mais difíceis de suportar.
Enfim, Daniel tem as chaves que ajudam a desvendar os mistérios de temas como: O AntiCristo, a grande tribulação, a segunda vinda de Cristo e outros assuntos apocalíticos. Os escritos de Daniel cobrem 2 reinos, Babilônia e Persa e 4 reis, Nabucodonosor, Belsasar, Dario, e Ciro.

Espero poder ter ajudado vocês a entenderem melhor o livro de Daniel e até a próxima postagem!

“Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor”. Oséias 6.3

Bagikan

Jangan lewatkan

Introdução ao Livro de Daniel
4/ 5
Oleh

Subscribe via email

Suka dengan artikel di atas? Tambahkan email Anda untuk berlangganan.